Sinais cruzados, por Victor Leandro

01/12/2020

Acima de tudo, o que as eleições municipais ofereceram foram uma série de signos difusos, cuja interpretação terá que ser elaborada ao longo dos próximos anos, até que tenhamos um cenário mais claro para o pleito presidencial.

Pode-se dizer que houve um êxito da centro-direita, porém isso não é unânime. Os resultados de Boulos e Manuela foram importantes, e marcam uma nova disposição em votar no campo progressista. Nem mesmo a derrota destes pode ser vista como um autêntico revés, pois tem um efeito pragmático positivo: ambos estão livres para as próximas disputas.

Por outro lado, a derrocada do radicalismo não deve ser dada como certa. Há inclusive invasores de hospitais que conseguiram mandatos. Também partidos recém-chegados à base governista encontram-se em posição bem-sucedida, o que permite aberturas para alianças relevantes no porvir.

Assim, o que se tem a celebrar como boa notícia é o fato do jogo estar reaberto. Não existe uma repulsa prévia aos movimentos de esquerda. O povo está disposto a escutar outras propostas.

Resta às lideranças aguçar as palavras, e também os ouvidos.

Se o fará, disso já não há muita certeza.


Imagem - https://epocanegocios.globo.com/estadao/noticia/2018/06/sites-de-vaquinha-online-para-eleicoes-ainda-patinam.html