Editorial - O avanço das trincheiras

27/05/2020

Desde sua criação, há pouco mais de um mês, o Segunda Via tem se proposto a formular um caminho prolífico para a difusão de ideias e de uma estética comprometidas com os interesses mais profundos de construção de uma sociedade igualitária e menos perversa, mas sempre com uma atenção crítica preocupada em não cair nos simplismos panfletários, os quais de resto pouco ajudam a alcançar o objetivo pretendido.

Não é uma tarefa fácil. As condições dadas oferecem inúmeras intempéries. Além do já conhecido quadro geral ideologicamente cristalizado numa política direitista e refratária ao progressismo, ainda precisamos lidar com as características próprias de nosso insulamento amazônico, confinados que fomos historicamente a uma periferia intelectual, a qual impede que não só sejamos ouvidos nos grandes centros decisórios, como também desarticula nossas próprias ações internas, sempre subalternas a um colonialismo epistemológico e político. Tudo é sempre mais difícil para quem está ao Norte no Sul Global.

Contudo, hoje, quase quinze mil páginas acessadas depois, temos alguns motivos para encontrar um bom ânimo. O diálogo, antes escasso, tem crescido. Discussões ativas estão sendo alcançadas. No plano da arte, expressões têm se manifestado por novos caminhos e encontrado espectadores atentos. Em outras praças, algumas de nossas vozes começam a ser ouvidas.

Sim, são gestos tímidos, mas que indicam possibilidades factíveis de mudança. Na batalha das ideias, há que se reconhecer cada avanço das trincheiras. E, se podemos dar um passo a mais, outros poderão ir mais adiante. É o que queremos e nisso vamos permanecer firmes.

Com todos, é o que esperamos. Mais uma vez, é a coletividade que nos levará para a meta pretendida. Dessa maneira, conclamamos todos que nos acompanham a tomar parte nessa luta, com sua criticidade e seus escritos. Cada pensamento manifestado é uma peça a mais no arsenal das armas da crítica.

Avançamos muito, e seguiremos.

Um grande abraço,

Equipe Segunda Via