SEGUNDA VIA CPF

O CPF é o documento mais utilizado no brasil, ele é necessário para transações comerciais,cadastros,financiamentos e crédito pessoal.Mas quando ocorre o extravio ou furto do CPF é necessário retirar uma segunda via CPF do documento. Acompanhe abaixo como efetuar a retirada da segunda via do CPF.

Sempre quando o seu CPF for roubado ou extraviado é necessário que você faça uma ocorrência de registro de perda de documentos junto a polícia civil isso não é obrigatório mas é sempre bom ter um documento comprobatório de que perdeu seus documentos, em caso de alguém usar seu número de CPF com má fé.

CPF-segunda-via

COMO IMPRIMIR CPF PROVISÓRIO

Quando você lembrar do número mas não possui outro documento oficial com o número de inscrição do CPF impresso, você pode imprimir um comprovante de inscrição nesta página da Receita Federal, e usá-lo temporariamente enquanto seu novo cartão de CPF não é tirado.

Se você perdeu apenas o cartão do CPF, mas possui o número impresso na sua carteira de identidade, não é obrigatório fazer uma segunda via do cartão.

tirar-segunda-via-cpf

COMO FAZER CPF NOVO – SEGUNDA VIA

Para fazer seu CPF você deve se dirigir a uma agência do Banco do Brasil, Correios ou Caixa Econômica Federal. Recomendo tirar seu CPF nos correios para evitar filas. Lá você vai preencher um pequeno formulário e pagar uma taxa , e ficar com um comprovante de inscrição (ou solicitação de SEGUNDA Via), que deve ser apresentado alguns dias depois quando você for retirar seu novo CPF. Não é possível tirar seu CPF pela internet.

 

Consulte e Solicite a 2 Segunda Via do CPF Pela Internet

segunda via cpf na internet

Para tirar a segunda via do CPF acesse:Gerar Código de Acesso Para Emissão do CPF Pela Internet

Na página que abriu clique em: Gerar Código de Acesso para Pessoa Física

Preencha os dados solicitados na página e também digite as letras da imagem, com letras maiúsculas e minúsculas,tem que ser idêntico. Depois de preencher todo os campos com os dados clique em: Avançar.

-Na nova Janela digite o número do seu titulo de eleitor e crie uma senha. A senha deve ter o total de  8 caracteres, contendo letras e números,por exemplo a6f8g9j3. Repita a senha para o sistema verificar se as duas senhas digitadas são idênticas . Logo no quadro que vem abaixo e clique em Gerar Código.

-Copie esse código e acesse:Consultar e Solicitar a 2 Via do CPF Pela Internet

-Digite os números do seu CPF, o código e a senha que você fez e Clique em Avançar

- Uma nova janela se se abriu clique em Cadastro CPF. Na próxima tela  Comprovante de Inscrição e para finalizar, na próxima janela, seu comprovante de segunda via do CPF já está pronto para ser impresso.

 COMO FAZER CPF PELA INTERNET

A Receita Federal mais uma vez inovou, depois do documento de CPF (Cadastro de Pessoa Fisíca) ser de papel, cartão de plástico, agora o CPF é online. Esse documento é um dos mais usados por qualquer cidadão e em caso de perda do documento ou quem vai tirar o CPF pela primeira vez, basta somente ter acesso á internet e imprimir o CPF online  pelo site da Receita Federal.

Essa novidade ainda é pouco conhecida pelos brasileiros mas que já está em vigor desde setembro de 2010. Com esse novo recurso você pode emitir o CPF pela internet gratuitamente e sai na hora sem complicação. O CPF online  pode ser emitido por qualquer pessoa, seja para primeira ou segunda via do documento.

Emitir a segunda via do CPF pela internet

basta somente ir a página da Receita Federal http://www.receita.fazenda.gov.br/, na página inicial clique em e-CAC, após abrir a página clique em Acessar o Portal e-CAC, após isto vá em Gerar Código de Acesso para Pessoa Fisica. Neste passo você deverá fornecer a sua data de nascimento, alguns documentos pessoais e o número do comprovante da declaração do Imposto de Renda dos dois anos anteriores, criar uma senha de acesso e clicar em Gerar Código. Caso você não for obrigado a declar o IR, ao clicar em gerar código o sistema irá pedir o seu número do título de eleitor.